Os novos Chevrolet Blazer e Equinox elétricos estão com o lançamento confirmado para o Brasil em 2024. A chegada dos SUVs elétricos ao país ocorre dentro da nova fase do plano estratégico de transição energética da GM, que receberá investimentos de US$ 35 bilhões para o desenvolvimento de 30 novos veículos elétricos globalmente.
E agora, depois da primeira fase com os modelos Bolt EV e Bolt EUV, a GM quer ampliar a presença dos carros elétricos em termos globais e isso inclui a América do Sul, sobretudo o Brasil.
“Nosso plano é iniciar a oferta do Blazer EV e a do Equinox EV por volta de meados do próximo do ano, logo após o lançamento dos modelos nos Estados Unidos. A marca Chevrolet tem avançado muito em prestígio e admiração junto ao consumidor brasileiro porque tem uma linha de produtos altamente tecnológica e alinhada com o que disponibilizamos de melhor no mundo”, relata Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
A arquitetura Ultium servirá de base para os próximos veículos elétricos da marca, sejam carros compactos, SUVs e até picapes. Desenvolvida internamente, a tecnologia consiste em uma plataforma modular específica para veículos elétricos com diferentes combinações de motores e baterias com uma composição química muito mais avançada. Tudo isso se traduz em melhor autonomia, maior velocidade de recarga e maior prazer de dirigir.
Entre os dois veículos elétricos (Blazer e Equinox), o primeiro a chegar será o Chevrolet Blazer EV, que está em sua fase final de certificação e homologações. Vale destacar que o SUV elétrico já está sendo testado pela GM no Campo de Provas e no Centro Tecnológico, ambos em São Paulo, onde o Brasil está colaborando nas áreas de eficiência energética e de conectividade para acelerar o seu desenvolvimento e chegada ao mercado.
Chevrolet Blazer EV RS
O SUV elétrico foi apresentado nas variantes LT1, LT2, RS e também na linha esportiva SS, mas a GM ainda não divulgou quais versões serão oferecidas aqui no Brasil.
A flexibilidade da plataforma Ultium também garante múltiplas opções de escolha de baterias, com autonomia declarada de até 515 km (pelo ciclo EPA) com uma carga completa.
A Chevrolet ainda não revelou todos os detalhes e especificações, mas falando sobre a recarga, o Blazer EV poderá ser recarregado com até 11,5 kWh em corrente alternada e até 190 kW de potência em corrente direta, o que permitirá, segundo as estimativas da GM, recuperar 125 km de alcance em apenas 10 minutos usando um carregador ultrarrápido.
Chevrolet Equinox EV 2024
Logo depois será a vez do Chevrolet Equinox EV, que terá a missão de ocupar o posto de carro elétrico mais acessível da nova linha de modelos baseados na plataforma Ultium - nos Estados Unidos, a estimativa de preço é de US$ 30.000, mas por aqui ainda não divulgado.
A linha do Equinox EV foi apresentada em duas versões - LT e RS - com pacotes específicos para cada uma delas. A primeira, posicionada como opção de entrada, terá rodas de 19 polegadas e detalhes mais discretos no visual. Já a segunda terá rodas de 20 ou 21 polegadas com pegada bem mais chamativa e diversos outros elementos exclusivos, incluindo superfícies pintadas em preto brilhante e para-choque com desenho mais esportivo.
Chevrolet Equinox EV 2024- interior
No interior, destaque para as soluções de ergonomia e a qualidade geral do acabamento. Assim como no Blazer elétrico, há um quadro de instrumentos 100% digital, iluminação ambiente e aquecimento nos bancos dianteiros, traseiros e volante e tela do sistema de entretenimento de 17,7" ligeiramente inclinada para o lado do motorista .
E agora falando da propulsão elétrica, o Equinox EV será vendido em duas opções: a primeira com 213 cv de potência e 33,4 kgfm de torque, e a segunda com 294 cv de potência e 47,8 quilos de força. A tração poderá ser dianteira ou integral, variando de acordo com a versão. Resta saber qual (ou quais) versões serão oferecidas no Brasil.
Chevrolet Silverado EV 2024
A GM informa que existem outros veículos elétricos da marca Chevrolet em desenvolvimento. Nesse ponto, a empresa enxerga que uma quantidade maior de modelos pode ajudar a popularizar mais rápido os veículos elétricos e enfrentar melhor os desafios das mudanças climáticas.
Além disso, a montadora afirma que seu plano para a América do Sul é oferecer a mais abrangente linha de veículos elétricos da região, que tem potencial de se tornar um polo para produção e exportação de tecnologias e veículos elétricos.
Na verdade, a GM sempre destacou que existe potencial para a produção de carros elétricos aqui no Brasil e que no futuro isso pode se tornar realidade. Isso com base nas condições favoráveis que temos aqui, como matéria-prima para confecção de baterias, engenharia qualificada, parque industrial bem desenvolvido, alto percentual de energia elétrica renovável e grande mercado consumidor em potencial.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Ioniq 9 é o primeiro SUV elétrico de 7 lugares da marca; veja fotos
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv